segunda-feira, 25 de abril de 2011

A história do Teco

Teco era igual a este.

Fiz faculdade no campus da USP de Ribeirão Preto, e lá existe um grande biotério. No meu último ano, um professor desenvolveu uma pesquisa sobre nutrição com alguns alunos. Para isso foram usados 10 hamsters machos, cor de creme. 
Eu sempre ia ver os animais e ler as anotações. Em uma das caixas as anotações diziam que aquele hamster só dormia e não colaborava nas pesquisas. Ele foi apelidado de "Soneca"
Eu e algumas pessoas, amantes de animais, nos mobilizamos para que aqueles hamsters fossem adotados após o estudo de nutrição, e eu decidi ficar com um deles.

Todos foram colocados juntos, eu peguei 3 (pois uma amiga queria ficar com 2) e uma caixa de madeira do  biotério. Os animais ficaram dois dias comigo até que a Rosangela viesse pegar os dela, e pude reparar que o "Soneca" estava entre eles.
A Rosangela levou os dela, e eu batizei o meu de "Teco". Em breve descobri que ele era o "Soneca".

Teco tinha um temperamento ótimo, nunca mordia, nunca mesmo. Criei ele na caixinha apertada do biotério até que um amigo me pediu ela emprestada e não devolveu. Então ele passou a viver solto na área de serviço do nosso apartamento. Coloquei um vaso velho com papel picado como ninho para ele.

A noite na hora de brincar eu chamava-o pelo nome e ele vinha rebolando, subia em mim e me fazia de playground, subindo e descendo. Geralmente ele fazia um "ninho" improvisado no meu pescoço, usando meu cabelo e tirava um cochilo.
Uma vez estava no sofá e esqueci que ele estava dormindo no meu pescoço e levantei. Só vi a bolinha de pelo rolando e depois ele olhando com um olho fechado imaginando o que aconteceu.
Aliás, era característico dele abrir somente um olho, ele precisava estar totalmente desperto e muito afim de passear para abrir os dois.

Uma amiga minha adotou uma fêmea castanho que veio de uma caixa de Skiner. Para que eles cruzassem a fêmea ficou comigo um tempo, por fim minha amiga deixou a fêmea comigo para sempre. Eles tiveram algumas ninhadas todos castanhos que eu amansei facilmente.

Após o término da faculdade, voltei para São Paulo, coloquei cada hamster em um aquário e fui aumentando a criação. Bons tempos aqueles! Não lembro muitos dos outros, apenas do Houdini (mestre das ecapadas) e do meu querido Teco.

Teco viveu dois anos comigo, e um dia encontrei-o com tremores pelo corpo todo, olhando assustado para mim. Peguei-o no colo e fiquei com ele por alguns segundo até que ele morreu em minhas mãos. 
Ele foi o melhor de todos, nunca nenhum outro hamster foi tão meu amigo como ele.
Assim que achar as fotos dele colocarei aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...